Évora recebe a 4ª edição do Festival Imaterial

Cultura e Lazer
Eventos
  • Évora recebe a 4ª edição do Festival Imaterial: fotografia 1

Numa parceria com o Município de Évora e a Fundação Inatel, a IP associa-se ao Imaterial, através do apoio na divulgação do festival.

 

O Festival Imaterial tem início a 17 de maio e prolonga-se até dia 25 com uma programação que integra concertos, um ciclo de cinema documental, conferências e conversas, passeios pelo Património e, pela primeira vez, atividades para escolas e famílias que promovem a interação com artistas internacionais.

Com a produção executiva da Gindungo e direção artística de Carlos Seixas, é considerado um dos acontecimentos culturais que contribuiu para fazer de Évora a candidatura vencedora a Capital Europeia da Cultura em 2027 e cuja 4ª edição se realiza no ano em que se comemoram os 50 Anos do 25 de Abril.

Numa programação que percorre os quatro cantos do mundo em nove dias de concertos, no formato de sessão dupla, é possível encontrar nomes como LINA_ e emmy Curl mas também Emel, artista tunisina e uma das vozes da Primavera Árabe, diretamente ligada à luta pela Liberdade.

O Imaterial nasceu em Évora, à sombra do estatuto de Património Imaterial da Humanidade atribuído pela UNESCO ao Cante Alentejano, mas também de olhos na classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial da Humanidade. E, desde logo, o objetivo foi o de criar ligações entre estas duas dimensões patrimoniais, colocar a música a dialogar com a paisagem (mais ou menos edificada), deixando que as histórias cantadas hoje, possam comunicar com as histórias que atravessam séculos e estão impregnadas nas paredes da cidade e, nos lugares que a circundam.

Até 25 de maio, a cidade de Évora transforma-se num local de transmissão de saberes e culturas entre diferentes povos e gerações. Saiba mais sobre a programação do Festival Imaterial aqui:

Programa do Festival Imaterial